Dicas para manutenção de retroescavadeiras

Dicas para manutenção de retroescavadeiras

Com possibilidade de receber diversos acessórios, com uma única retroescavadeira você pode realizar atividades que exigiriam uma frota inteira. Por isso, muitas empresas investem
em implementos para aumentar sua capacidade de carga de trabalho.

Com toda essa versatilidade, é preciso investir em um plano de manutenção preventiva e preditiva bem elaborado para antever e evitar problemas decorrentes das horas trabalhadas e condições de uso do equipamento e obter o máximo da máquina e de seus acessórios, operando nos níveis máximos de eficiência e segurança. É importante utilizar a retroescavadeira para seu uso adequado e realizar alguns monitoramentos com intervalos adequados (mais curtos ou extensos), conforme as condições de operação, como análise de óleo hidráulico e do motor e emprego de graxas específicas recomendadas pelos fabricantes.

A manutenção deve se diferenciar pela aplicação do equipamento e não necessariamente por seu tipo. O que serão determinantes neste aspecto são a carga horária de trabalho, a implementação com rompedores e os locais de uso. No segmento agrícola, por exemplo, o desgaste é em geral menor do que na construção. Mas, em contrapartida, se a máquina estiver sendo utilizada em uma planta de fertilizantes onde é exposta diariamente a materiais corrosivos, ela precisará ser lavada todos os dias, ter alguns de seus componentes trocados com a maior frequência e passar por uma blindagem do alternador e proteção do sistema elétrico.

Algumas partes também exigem mais atenção que outras, como o braço de escavação, que representa um terço de sua estrutura e é a parte mais vulnerável de uma retroescavadeira, sendo a articulação com maior probabilidade de apresentar problemas, uma vez que nela se encaixa o braço em si, a lança, a mesa de giro e diversos acessórios. Por isso, é preciso estar atento a possíveis problemas de folgas em pinos e buchas, por exemplo. Alguns acessórios também exigem atenção especial, como os rompedores hidráulicos, que podem danificar o braço de escavação, por exemplo, se mal dimensionados, podendo causar problemas como trincas e desgaste prematuro de pinos e buchas.

Certas ações aceleram o desgaste da máquina e apressam a necessidade de manutenção e substituição de peças, como trabalhar com excessos de carga, utilizar acessórios inadequados, trabalhar em solos inadequados. Estas devem ser evitadas, sempre que possível.

Neste último item, a retroescavadeira, por exemplo, é indicada para atuar em solos de no máximo 35 graus de inclinação. Se este limite for ultrapassado, o motor começa a aspirar muito ar, o óleo se acumula mais de um lado do motor, deixando de fazer a lubrificação correta e correndo risco de travar e até mesmo tombar a máquina. Portanto, para manter a boa saúde das suas máquinas e acessórios e a segurança de toda a sua operação, fique atento aos pontos lentados nesta matéria e ao seu dia a dia, é ele principalmente que ditará as regras e te ajudará na construção de um plano de manutenção específico, adequado e eficiente!

A RICAMBI
A Ricambi é uma empresa sediada na capital de São Paulo, com oferta full-line de peças testadas e aprovadas para motoniveladoras, pás carregadeiras, retroescavadeiras, tratores de esteiras e escavadeiras hidráulicas. Também comercializa produtos que variam dos modelos compactos até os voltados para terraplanagem, mineração e construção. Um diferencial está na diversidade e na qualidade dos produtos, com preços altamente competitivos que envolvem material de desgaste, elementos filtrantes, vedações, sistemas elétricos, hidráulicos, sistemas de combustível e acessórios para cabine, como assento do operador e para-brisas. Dessa maneira, a Ricambi é capaz de manter a constante disponibilidade de peças e acessórios com entrega em todo o Brasil. Atualmente, são sete linhas de peças no total (NEW HOLLAND, CASE, FIATALLIS, JCB, RANDON, HYUNDAI e MICHIGAN). Encontre o melhor preço e a maior gama de produtos que uma loja pode te oferecer!

Consulte-nos: (11) 2164-0300.

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


PortuguêsEnglishEspañol