A importância da manutenção adequada de equipamentos da construção civil

A importância da manutenção adequada de equipamentos da construção civil

 

O ambiente da construção civil é composto por máquinas pesadas e pessoas trabalhando, uma combinação necessária para o bom andamento de um empreendimento mas, que se não contar com uma fiscalização do andamento da obra e, principalmente, da manutenção dos equipamentos, pode reduzir a vida útil dos equipamentos e até mesmo oferecer inúmeros riscos à quem os opera.

A primeira prioridade de uma obra deve ser a segurança de quem opera as máquinas e a segunda é justamente cuidar para que elas estejam em condições seguras de uso. E isso é feito por meio da manutenção, que é a grande responsável pelo bom funcionamento dos equipamentos, além de também garantir sua maior durabilidade, reduzindo o gasto com máquinas novas.

Existem três tipos diferentes de manutenção: preditiva, preventiva e corretiva.

A preditiva analisa as máquinas durante sua utilização, observando os aspectos que podem causar danos aos equipamentos. Dessa forma, reduz com grande eficiência possíveis falhas e quebras, além de reduzir riscos na operação.

Na manutenção preventiva, também conhecida como “parada programada”, é feita a limpeza dos equipamentos e a troca ou o reparo de peças que podem causar danos. Esse tipo de manutenção é geralmente planejado antecipadamente e periodicamente e também contribui para a redução de custos em consertos, além de aumentar a segurança do trabalhador.

Já a corretiva é a menos aconselhável de todas as manutenções, pois só ocorre quando já aconteceu uma falha ou um possível acidente. Geralmente bastante onerosa para a empresa, exige que o setor seja paralisado e seu retorno dependerá da perfeita correção do problema e da realização de testes e, como sabemos, tempo é dinheiro.

Para aumentar a segurança durante o trabalho na construção civil, também é de extrema importância analisar e seguir as normas regulamentadoras e a criação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Tais medidas criam uma cultura prevencionista e de conscientização dos trabalhadores no ambiente ao seu redor.

Lembre-se: prevenir é sempre melhor que remediar!

A RICAMBI

A Ricambi é uma empresa sediada na capital de São Paulo, com oferta full-line de peças testadas e aprovadas para motoniveladoras, pás carregadeiras, retroescavadeiras, tratores de esteiras e escavadeiras hidráulicas. Também comercializa produtos que variam dos modelos compactos até os voltados para terraplanagem, mineração e construção.

Um diferencial está na diversidade e na qualidade dos produtos, com preços altamente competitivos que envolvem material de desgaste, elementos filtrantes, vedações, sistemas elétricos, hidráulicos, sistemas de combustível e acessórios para cabine, como assento do operador e para-brisas. Dessa maneira, a Ricambi é capaz de manter a constante disponibilidade de peças e acessórios com entrega em todo o Brasil. Atualmente, são sete linhas de peças no total (NEW HOLLAND, CASE, FIATALLIS, JCB, RANDON, HYUNDAI e MICHIGAN). Encontre o melhor preço e a maior gama de produtos que uma loja pode te oferecer! Consulte-nos: (11) 2164-0300.

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *