5 cuidados para preservar e prolongar a vida útil dos seus tratores

5 cuidados para preservar e prolongar a vida útil dos seus tratores

O trator é um veículo de combustão interna, por isso demanda manutenções específicas e frequentes para que possa funcionar de forma segura, manter a eficiência de suas atividades e ter sua vida prologada. Confira a seguir algumas delas:

1. Use o trator de forma adequada

Este item pode até parecer redundante, mas é sempre bom reforçar que operar o veículo de forma adequada é imprescindível para seu bom desempenho, para a segurança do operador e para evitar danos ao trator e à obra, por exemplo. Portanto, atente-se às suas necessidades e de que forma a máquina poderá ou não ser utilizada para atendê-las.

2. Contrate operadores treinados

A capacitação do operador também é muito importante para que ele saiba conduzir a máquina adequadamente, consiga identificar caso haja algo de errado com o equipamento e saiba como agir rapidamente, neste caso.

3. Utilize sempre peças com qualidade garantida

Adquirir somente peças testadas e aprovadas garantem uma maior qualidade, confiabilidade e garantia. Além disso, você gasta menos com instalação e manutenção de peças que podem não ter o encaixe perfeito ou apresentar alguma desconformidade, podendo comprometer o desempenho do trator e de toda sua operação.

4. Leia e siga o manual

Nós não temos muito o costume de nos prender a manuais, mas o manual do operador pode ser nosso grande aliado para sabermos quando a manutenção preventiva deve ser realizada e as formas corretas de operar o trator para aumentar seu desempenho e rendimento.

5. Faça uma manutenção diária

Realizando uma manutenção preventiva periódica (todos os dias, neste caso), conseguimos prevenir possíveis problemas e, caso eles já apareçam, podemos identificá-los e corrigi-los rapidamente – com custos bastante reduzidos em comparação aos de reparação por falta de revisão. Para isso, diariamente aconselhamos verificar:

O nível do óleo do motor: o trator apresenta motor de combustão interna e por isso precisa que seus componentes internos estejam sempre lubrificados adequadamente para evitar desgastes. Para isso, verifique diariamente o nível e a qualidade do óleo do motor e, caso a quantidade esteja abaixo do recomendado, complete usando um produto da mesma marca;

A lubrificação: observe os prazos determinados para lubrificar as peças móveis e utilize apenas fluídos indicados pelo fabricante;

O fluído de arrefecimento: verifique se seu nível está correto, sua coloração (se estiver com aspecto de ferrugem, precisa ser substituído) e utilize aditivos adequados;

A qualidade do combustível: atenção para seu armazenamento, prazo de validade e limpeza; elimine diariamente a água do sistema usando o dreno dos filtros (e substitua-os quando
necessário);

A limpeza do filtro e/ou pré-filtro de combustível: a geração de energia acontece por meio da combinação de óleo diesel com ar e, para que o combustível líquido que entra na câmara de combustão esteja sempre limpo, ele passa por filtros e/ou pré-filtros, que retém sujidades que precisam ser eliminadas por meio de um bujão ou válvula localizada na parte inferior das peças;

A limpeza e o armazenamento: limpar o equipamento com frequência evita o acúmulo de resíduos e, consequentemente, a oxidação (mas lembre-se de secar bem antes de guardar), assim como guarda-lo em local adequado e protegido da ação do tempo;

A verificação das luzes do painel: antes mesmo de ligar o trator, acenda as luzes do painel de instrumentos e verifique se algum alerta está acesso. Caso algum indicador de cor vermelha se manter acesso após ligar a máquina, você terá a oportunidade de verificar e solucionar o problema com rapidez.

Essas são as principais dicas para observar diariamente, mas existem outras também importantes, como verificar a calibragem e o estado dos pneus e o estado geral da máquina.

Com esses cuidados periódicos, além de garantir o bom desempenho do trator para suas atividades e aumentar sua vida útil, você ainda reduz significativamente os riscos e custos de uma parada não programada.

A RICAMBI

A Ricambi é uma empresa sediada na capital de São Paulo, com oferta full-line de peças testadas e aprovadas para motoniveladoras, pás carregadeiras, retroescavadeiras, tratores de esteiras e escavadeiras hidráulicas. Também comercializa produtos que variam dos modelos compactos até os voltados para terraplanagem, mineração e construção. Um diferencial está na diversidade e na qualidade dos produtos, com preços altamente competitivos que envolvem material de desgaste, elementos filtrantes, vedações, sistemas elétricos, hidráulicos, sistemas de combustível e acessórios para cabine, como assento do operador e para-brisas. Dessa maneira, a Ricambi é capaz de manter a constante disponibilidade de peças e acessórios com entrega em todo o Brasil. Atualmente, são sete linhas de peças no total (NEW HOLLAND, CASE, FIATALLIS, JCB, RANDON, HYUNDAI e MICHIGAN). Encontre o melhor preço e a maior gama de produtos que uma loja pode te oferecer!

Consulte-nos: (11) 2164-0300

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


PortuguêsEnglishEspañol